Segurança Eletrônica: Conceito, Benefícios e Tecnologias

A segurança é, sem dúvida, um dos maiores problemas no Brasil. Em São Paulo, por exemplo, segundo dados da SSP (Secretaria de Segurança Pública), roubos e furtos a condomínios cresceram 56% no primeiro trimestre de 2018. Quem é que não conhece alguém que teve a casa ou empresa assaltada ou até mesmo já passou por isso alguma vez, por exemplo? Sendo assim, para garantir a proteção dos ambientes, contar com um sistema de segurança eletrônica é fundamental.

Mas, afinal, o que é a segurança eletrônica? Qual a diferença entre esse sistema de segurança e a segurança tradicional? Quais são os principais benefícios de investir na segurança eletrônica?

Este artigo foi criado exatamente para explicar tudo sobre a segurança eletrônica eficaz.

Portanto, basta continuar a sua leitura para ficar por dentro do assunto e, dessa forma, entender quais as melhores maneiras de proteger a sua casa, seu condomínio, seu apartamento, seu estabelecimento comercial, sua empresa ou aquilo que deseja. Tenha uma boa leitura.

O que é, de fato, segurança eletrônica?

Para começar, nada melhor do que entender ao certo o que é a segurança eletrônica, não é mesmo?

Pode-se dizer que, atualmente, muitas áreas da vida já foram afetadas pelo avanço da tecnologia. E isso com certeza não foi diferente com a segurança, muito pelo contrário. Foi exatamente por causa das inovações tecnológicas que a segurança eletrônica surgiu.

Sendo bem direto…

Segurança eletrônica é a utilização inteligente de sistemas eletrônicos capazes de fazer o monitoramento tanto de pessoas quanto de bens materiais, com o objetivo de detectar e inibir possíveis perigos.

Ou seja, realmente a tecnologia mudou bastante coisa nesse setor e a tendência é que mude ainda mais.

No entanto, para que o serviço da segurança eletrônica realmente seja eficiente, é preciso que exista todo um planejamento e que todos os sistemas utilizados funcionem de forma integrada.

Aliás, essa é uma das vantagens da segurança eletrônica: a possibilidade de integrar diferentes sistemas.

Quais os objetivos de um projeto de segurança eletrônica?

Existem três objetivos principais de um projeto de segurança eletrônica.

Inibir

Em primeiro lugar, um dos principais objetivos da segurança eletrônica é inibir ou barrar a ação de criminosos.

Isso porque quando eles notam que um determinado local possui um sistema de segurança desse tipo, passam a avaliar se realmente vale a pena seguir em frente e, na maioria dos casos, desistem.

Tenha sempre em mente que normalmente os criminosos escolhem locais não tão seguros para roubarem.

Portanto, um sistema de segurança eletrônica pode reduzir e muito as chances de que algo de ruim aconteça.

Detectar

Além de inibir, outro objetivode um sistema de segurança é detectar, conseguir captar a movimentação de pessoas estranhas ou não autorizadas em lugares que são protegidos.

Nesse caso, a segurança eletrônica é capaz de alertar o dono de um imóvel, por exemplo, a respeito de situações estranhas ou não convencionais.

Tudo isso sem precisar fazer o uso de nenhum segurança humano.

Comunicar

Por fim, o último e principal objetivo de um sistema de segurança eletrônica é avisar, remotamente, que algo não está como de costume.

Por meio da internet e de várias outras tecnologias, hoje é possível ver as imagens à distância, usar o sistema de rádio ou até mesmo fazer uma checagem completa através de um aparelho de celular.

Com isso, mesmo longe do estabelecimento comercial ou da residência é possível ficar por dentro de tudo o que está acontecendo, inclusive se existe alguma movimentação estranha no local.

Dessa forma, é válido ressaltar que, como já mencionado anteriormente, para esses três objetivos funcionarem de forma eficaz é necessário que outros também atuem no sentido de garantir ainda mais a segurança.

Benefícios da segurança eletrônica

Existem ótimos benefícios em investir em sistemas de segurança eletrônica. Tem alguma ideia de quais são eles? Está só esperando conferir eles para saber se realmente compensa fazer esse investimento?

Vale lembrar que aqui serão mencionados apenas 4, entretanto, há diversos outros que você poderá perceber com o passar do tempo.

Ou seja, é realmente muito vantajoso contar com um sistema de segurança eletrônica. Veja os principais motivos:

  • Ambiente seguro a todo o momento

Um sistema de segurança eletrônica oferece vigilância 24 horas. Dessa forma, o local estará seguro a todo o momento, sem depender de guardas ou de outros profissionais.

Como grande parte do monitoramento é feito por meio de câmeras, fica muito mais simples de garantir a segurança de um determinado ambiente.

Além de permitirem um acompanhamento em tempo real, as câmeras, como já explicado anteriormente, também são capazes de prevenir a ação de criminosos. Isso porque a presença delas acaba se tornando um inibidor natural de tentativas de furtos e de invasões.

O simples fato de perceber que o ambiente está sendo filmado faz com que os criminosos repensem o que estavam planejando e mudem de ideia.

  • Alertas de perigo em tempo real

Outro benefício importante é que um sistema de segurança eletrônica alerta sobre sinistros em tempo real. Esses alertas são enviados remotamente sempre que algo fora do normal for detectado pelas tecnologias.

Dessa forma, é possível garantir que ações para evitar problemas maiores sejam tomadas de maneira mais rápida e eficaz. Um exemplo de alerta de perigo é com a cerca elétrica (ou eletrificador). Quando ela é rompida, por estar conectada a um alarme, um aviso é dado indicando que uma invasão está acontecendo.

  • Integração entre diferentes sistemas

O fato do sistema de segurança eletrônica permitir que sejam utilizadas diversas ferramentas de proteção ao mesmo tempo garante ainda mais segurança ao lugar desejado. Em outras palavras, por ser viável fazer uma integração entre diferentes sistemas – alarmes, cerca elétrica, câmeras de segurança, entre muito outros – a segurança passa a ser maior.

  • Total versatilidade de aplicação

Um sistema de segurança eletrônica conta com o uso de várias tecnologias e possui grande versatilidade e alcance. Sendo assim, consegue suportar diferentes sistemas, em diversos locais, com finalidades distintas e diversos orçamentos, inclusive.

Ou seja, investir em um bom sistema de segurança eletrônica pode ser algo realmente vantajoso. Mesmo com custos iniciais, pode ter certeza de que a longo prazo tudo valerá muito a pena.

Segurança eletrônica condominial

Principalmente no caso de condomínios, hoje a segurança eletrônica já passou a ser um dos itens fundamentais para garantir o bem-estar dos moradores.

Nesse ramo específico, a segurança eletrônica condominial tem como intuito principal prevenir roubos e furtos em complexos residenciais, tanto verticais quanto horizontais.

Atualmente é inviável que um prédio ou um condomínio não conte com nenhum sistema eficaz de segurança eletrônica. O investimento nessa área é realmente muito importante e os moradores devem sim cobrá-lo. Aqui é válido ressaltar que os moradores também precisam estar por dentro de todas as decisões ligadas à segurança que forem tomadas nas reuniões condominiais.

O projeto de segurança eletrônica condominial deve levar em conta a estrutura do local, os equipamentos eletrônicos que serão utilizados e todos os procedimentos que precisarão ser feitos.

Tecnologias e equipamentos utilizados na segurança eletrônica

A segurança eletrônica conta com diferentes tipos de tecnologias e equipamentos para garantir que os ambientes realmente fiquem protegidos.

Alguns exemplos são:

  • Portarias eletrônicas;
  • Sistemas de alarmes;
  • Sensores de presença;
  • Câmeras de segurança;
  • Biometria para controle de acesso e de dados;
  • Sistemas de segurança remotos por meio da internet, entre muitas outras coisas.

É possível inclusive ainda receber alertas importantes através de aplicativos de celular, ou seja, grande parte das coisas pode ser feita de maneira remota.

Além de todos os equipamentos tradicionais, também existem outros muito importantes, os quais são fabricados pela Garen.

Confira a seguir quais são eles:

  • Fechadura elétrica e fechadura eletromagnética, ambas podem ser acopladas a centrais de controle de segurança eletrônica, controlando o acesso;
  • Automatizadores de portões, para mais rapidez no acesso e aumento na segurança;
  • Cerca elétrica ou eletrificador, como barreiras físicas que inibem as invasões;
  • Sinaleira audiovisual, para aumentar a segurança de pedestres no controle de acesso em garagens.

Portanto, como você observou ao longo do artigo, investir em um bom sistema de segurança eletrônica pode realmente fazer a diferença.

Seja para uma residência, para um condomínio ou para um estabelecimento comercial, esse sistema é capaz de garantir muito mais segurança e bem-estar.

Fonte: Garen - https://www.garen.com.br/blog/seguranca-eletronica/

Segurança Eletrônica: Conceito, Benefícios e Tecnologias

Agende agora a visita de nosso consultor especialista.

Carregando...